sexta-feira, 15 de maio de 2009

Técnicas de Pesca – O Baracinho

Denominado Multifilamento, na gíria piscatória costumam chamar-lhe “Baracinho”, devido à sua elevada resistência.
Apesar da maioria dos pescadores só o utilizarem na Pesca Embarcada, no Jigging e no Spinning, existem alguns (muito poucos) que optaram por o utilizar na pesca à bóia. A adaptação a este fio, na pesca à bóia, é extremamente difícil e exige uma grande técnica, devido à espessura dos fios usados e à maleabilidade do mesmo. Para apurar e dominar esta técnica de pesca, são precisas inúmeras jornadas de pesca.
Quando se encolhe o fio no carreto, este tem tendência a enrolar-se por tudo o que é sitio. O mesmo acontece quando se dá fio do carreto. Outras vezes, porém, quando este está folgado, tem tendência a “enpaxar” e a fazer nós. O segredo está em manter o fio sempre sob tensão.
Uma das técnicas para trabalhar com o “baracinho” consiste em, à semelhança do que acontece na Fly Fishing, termos na mão uma quantidade de fio que nos permita trabalhar a bóia, dando e recuperando fio com a mão, mantendo-o sempre sob tensão.
Outra técnica, consiste em trabalhar com a asa de cesto, abrindo-a quando queremos dar fio, e recuperando com o carreto, sempre sob tensão, quando queremos recuperar fio.
As vantagens desta técnica são inúmeras, tais como: permite-nos executar maiores lançamentos, devido à espessura do fio; perdem-se menos bóias, porque a sua resistência é maior; o vento “pega” menos no fio, por causa da sua espessura; na água, se estiver folgado não afunda; a ausência de elasticidade, o que o torna mais sensível e permite uma melhor ferragem do peixe, e a sua durabilidade.
A espessura do fio que aconselho é o 0,22mm, porque não é muito fino para lançar e tem uma resistência considerável. Mais fino, obriga-nos a utilizar dedeira para lançar, e mais grosso, torna-se extremamente difícil de partir quando “enroca”.
Como estão a ver, é só vantagens! A única desvantagem é a adaptação. Compensa ter paciência e perder um pouco de tempo.

Abraço e saudações piscatórias

1 comentário:

Ana Gomes disse...

Muito bem, isto é um blog sobre pesca a sério! Beijinho da prima. Ana