quarta-feira, 10 de junho de 2009

4 Horas Matinais... Ilhado!

Caros Leitores,

Devido a condicionalismos profissionais (agenda super preenchida), optei por ir fazer uma pesca ilhada de 4 horitas com intuito de matar o bichinho deste magnífico hobbie que tanto adoro! Como o mar era pouco e a maré estava vazia, resolvi seleccionar uma pedra ilhada que nestas condições costuma dar alguns resultados favoráveis. Como não tive tempo no dia anterior de ir apanhar ou comprar isca.... não me restaram muitas opções senão proceder à apanha da isca em cima da pedra: o isco natural apanhado em cima da pedra onde pescamos, é quase sempre, garantidamente o melhor!
Lapa e Mexilhão foram os eleitos! Tratei de armar a minha Barros Game 4 de 4,80 (ponteira original substituída por uma de barba de baleia mais curta), carreto Tica Taurus 4000s e chumbadinha dentro de àgua. Gostaria de ressalvar que esta montagem é das simples possíveis uma vez que pesco directo ( bobine com 0,25 monofilamento). Começei a sentir os primeiros toques e pela minha sensibilidade indicou-me a presença de peixe pequeno.

Com o encher da maré, o peixe maior apareceu para mariscar na pedra e a partir dessa altura começei a ferra-los! Devido à morfologia do fundo (constituída por muitos caneiros pontiagudos), os maiores sargos partiam quase sempre, dado que o peixe com as suas defesas e infíma sabedoria corre logo para a pedra com o objectivo de roçar a linha na mesma para... partir! Nem davam hipotese, apesar dos meus esforços em colocar a cana ao alto com apenas o braço direito levantado para que os sargos não tivessem margem de resposta no arranque. Com muita pena minha, estamos a falar de sargos bem superiores a 1 kg...

Com a maré a meia altura, o mar começou a galgar a pedra e obrigatoriamente, tive que arrumar as coisas e saltar para a àgua para não ser colhido por uma daquelas "desmandadas"! E sozinho... nunca se deve ir para uma pedra ilhada! Este tipo de pesca, não facilita nem promove a segurança e ao mínimo erro... um azar fatal poderá ir ao encontro do nosso caminho!

Deixo aqui as fotos dos peixinhos!


Para a próxima,... há mais! Abraço para todos vós e continuação de boas capturas!

Nuno Caçorino

Sem comentários: