quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apanha de isco – Caranguejo verde

Um dos iscos que nesta época tem tido resultados extremamente positivos para Douradas, Robalos e Sargos, tem sido o caranguejo verde. A sua apanha/captura é muito simples e sempre se poupa uns euros em tempo de dificuldades económicas. Para tal, basta um pouco de disponibilidade temporal, uns covos ou narsas, rede de cerco ou de saca de batatas e sardinhas.


O local
O local deverá ser uma zona de rio ou ria que tenha lodo, cascalho, pedras ou rocha, que são os sítios onde os caranguejos costumam esconder-se.


Como iscar os covos/narsas?
O isco mais apetecível para os caranguejos é, sem dúvida, a sardinha! A sardinha deverá ser enrolada numa rede de cerco ou saca de batatas, para que os caranguejos não comam o isco, e colocada atada, suspensa, no centro da armadilha.


Dicas
Depois de iscados os covos/narsas e colocados dentro de água, esperar cerca de trinta minutos até os recolher. Para selecionar os mais maneiros para iscar, devemos ajustar o tamanho da "boca" de entrada dos covos/narsas ao tamanho dos caranguejos pretendidos. A melhor altura para apanhar os caranguejos é de noite com a maré-cheia.
 
Abraço e saudações piscatórias

2 comentários:

Pedro Nunes disse...

Pjota! Quer dizer k andas n apanha do caranguejo!

PêJotaFixe disse...

Viva, Pedro!
É muito raro comprar isco, a não ser a sardinha, porque tenho o hábito de o apanhar. Estes caranguejos fizeram "furor" no Sábado passado. eheheheh ; ))

Abraço e saudações piscatórias