sexta-feira, 19 de junho de 2009

Apanha de Isco - Camarão da Pedra

Agora no Verão, com pouco mar e águas lusas, nada melhor para qualquer tipo de pesca e de peixe que o camarão da pedra, vivo. Parecem rebuçadinhos e os peixes chamam-lhe um figo! Para tal vou aqui exemplificar como se apanha este camarão. Bastam duas narsas e quatro sardinhas para o efeito. Este camarão é mais fácil de apanhar durante a noite nos molhes e pontões. Segue-se reportagem fotográfica comentada.

Embrulhe duas sardinhas em rede de saca de batatas. Isto serve para que os caranguejos (furta camisas, verdes, navalheiras e moiros) e os búzios não levem ou comam as sardinhas, que servem de isco.

 Coloqueas, juntamente com uma pedra de calçada, dentro da narsa. A pedra de calçada serve para afundar a narsa e evitar que esta ande de um lado para o outro, e enroque.

Olha para eles a sorrir para mim!

 Passados quinze minutos dentro de água, este é o resultado do primeiro puxe com duas narsas.

Mudando de lugar e mais quinze minutos, este é o resultado final. Mais de duzentos camarões da pedra. O suficiente para duas pessoas pescarem durante um dia.
Estas narsas são de fabrico artesanal e também servem para apanhar outro tipo de iscos. Eu, pessoalmente, prefiro apanhar o meu próprio isco do que estar a gastar dinheiro nele. Dá mais trabalho e gasta-se tempo, mas é gratificante. Nada como ser autosuficiente, em tudo!

Abraço e saudações piscatórias

7 comentários:

Donizete disse...

Olá parceiro obrigado pela visita passei aqui para fazer uma pescaria contigo... add seu link la no meu espaço http://pecacomigo.blogspot.com

desejo todo sucesso em suas pescarias marinhas...

Donizete

Anónimo disse...

ola amigo pescador por acaso nao me podes dizer onde é tao facil apanhar camarao ???pois quero fazer uma pescaria noturna e usar o camarao
o meu mail alexvitor68@hotmail.com obrigado pela atençao e boas pescarias

PêJotaFixe disse...

Amigo Alex,
Peço imensa desculpa não lhe ter respondido mas só agora regressei à Blogoesfera regressado das férias.
Aqui no Algarve em qualquer molhe ou pontão poderá apanhar este tipo de camarão.

Abraço e saudações piscatórias

michellealgarve disse...

tu és mas é o pêjotaparvalhão, antes de mais ficas já a saber que é proibido apanhar camarão da rocha e utilizar narsas como tu lhes chamas e em segundo lugar se és mesmo pj pois não devias vir com coisas dessas aqui pa um blog na net sabes que te podes dar mal com isso
Felicidades e até ao dia que a Policia Maritima te apanhar

PêJotaFixe disse...

Amiga Michelle,
Deveria informar-se melhor porque a apanha de isco para a pesca é permitida por Lei, sendo omissa no tipo de utensilios a utilizar, neste caso especifico. Como tal, achei por bem partilhá-la com a restante comunidade internauta para que as pessoas economizassem uns euritos e tomassem contacto directo com a apanha.
Como deduzo, pelo seu nome, que é uma Senhora, ficaria muito mais feliz ser "apanhado" por si numa qualquer praia paradisica da nossa Costa Vicentina do que por esses senhores da PM.

Beijinhos e saudações piscatórias

Anónimo disse...

marafado nao podes utilizar artes na apanha de marisco, tais como os ralos que nao podes utilizar bombas, tambem nao tens licença para utilizar covos ou nasas ou armadilhas, tambem nao podes utilizar o metodo mais tranquilo para fecundar robalos os calabros e ai por ai muito artista que diz que é spinnador e anda a armalos e depois gaba se de apanhar robalos ao spinning... campeos e peos ha muitos sao como os péus (cha) atençao que é mesmo como o gajo ou a gaja disse ate que a policia do mar te apanhe, lembra te que nao podes utilizar camaroeiro para a apanhar camaroes na costa como podes utilizar nassas ou naças?

Valdomiro PTM (Comyrina para os pescadores amigos)

:)

O cherne tava bom??? lololololol

PêJotaFixe disse...

Amigo Valdomiro,
Desculpe não lhe ter respondido mais cedo mas ultimamente não tenho frequentado a Blogesfera.
No comentário anterior ao seu creio já ter respondido quanto à legalidade da apanha de isco para a pesca. Não estará a fazer confusão com a licença de côvos para barcos de pesca profissional? Ou está a referir-se à apanha de Camarão para venda com dezenas de narsas?
No que concerne à apanha de Ralos com recurso à "bomba", ouvi...não li, dizer que era proibida a sua utilização. Na Ria Formosa, Ralos, só com enxada...também ouvi.
Quanto à fecundação de Robalos, não percebo nada disso. Deixo esse assunto para os Biólogos Marinhos e para os Engenheiros da "Farinha". lol
O Cherne tava um espectáculo! Frito, grelhado, espetadas, etc...

Abraço e saudações piscatórias