quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Elas andam ai!

Depois do vento amainar um pouco, resolvi ir experimentar para ver como é que as coisas estavam. É que a duas semanas do maldito defeso todos os dias contam e são dias de pesca. Há que aproveitar ao máximo antes que ele comece … só para alguns! Pois … porque fora do PNSACV e os profissionais podem apanhar Sargos à vontade sem proibições!
Cheguei ao pesqueiro no aceio da manhã reparando logo que a água estava caldo de fava e o mar era um pouco bravalhão, derivado à Nortada que se tinha feito sentir nos últimos dias. Mas, com o cair do vento na noite e a mudança da maré, o mar tinha tendência para achanar. Uma ligeira brisa de Sudoeste e o virar da maré limpariam a água.



Umas colheradas de engodo, enquanto montava a cana, serviriam para ajudar o peixe a encostar. Cana armada e isco de molho e, ao primeiro toque, salta um Sargo. Nova iscada e novo peixe ferrado. Uma Avária. Elas andam ai, digo eu… Depois, Sargos e mais Sargos e nem mais uma! Mas é bom sinal, dando a indicação de que outro tipo de peixe poderá aparecer para colmatar a interdição a que só alguns Portugueses e tipo de Pescadores estão sujeitos.
A pesca foi feita em duas horas porque depois do virar da maré nem mais um toque. De referir, ainda, que a Avária rondava as 800grs.

Abraço e saudações piscatórias

4 comentários:

j.m.miguda disse...

Boas Paulo, já que não se pode apanha-los nesta altura, ao menos vamos vendo umas fotos para nos deliciar-mos.Só de olhar para eles vê-se logo que é peixe antes do defeso!!! continua a publicar que a malta está cá para comentar.
Cumprts, Zé Miguel.

António Matos disse...

Mais um excelente pesca Paulo, parabéns.
Já tenho saudades de apanhar uns desses riscadinhos.
Abraço

PêJotaFixe disse...

Amigo Zé Miguel,
Ainda tenho mais quatro relatos para fazer de pescas realizadas antes do defeso. A seu tempo irei postando. Aguarde!

Amigo António,
Está na altura certa para matar as saudades porque "Eles andam ai!" Eheheh

Abraço e saudações piscatórias

RUI MIMOSO disse...

ANDAS MARAFADO PARA PESCAR???