domingo, 17 de janeiro de 2010

Os primeiros do Ano



Muito raramente pesco ao fim de semana mas, como a meteorologia dava uma aberta, aproveitei para apanhar os primeiros peixes do Ano. Foi no passado dia 2 de Janeiro.
Vento de Leste a rufiar o mar e ele a encapelar não eram as condições ideais para pesqueiros baixos, ao que se juntava águagens caldo de fava. Mudança para um pesqueiro mais fundo e eis que o vento se descai no virar da maré e, consequentemente, o mar. Novamente à estaca zero.



Chegado ao pesqueiro inicial e as condições eram excelentes, à parte da água. Ligeira brisa de Sudoeste e as águas começam a abrir e o peixe a entrar. À maré-cheia começam a aparecer os Matateus. Em cinco peixes seguidos ferrados e só um è que veio para o ceirão… O 0,18mm era uma brincadeira para eles! Mas não havia outra solução porque nessa altura a água já estava lusa que nem um vidro. Mesmo assim saíram uns peixes simpáticos. De referir, ainda, a existência de muitas ramboias, tendo sido devolvidas ao mar mais de vinte.

Abraço e saudações piscatórias

N.R. Como já tinha referido num comment no post anterior, enquanto o Blog esteve offline fui pescando. A seu tempo irei postando os relatos dessas pescarias.
Aguardem!

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas Paulo,

Bom começo de ano. Por aqui as águas agora ganharam uma cor péssima (castanha) e não está fácil dar com eles.

Abraço

Sérgio Tente

PêJotaFixe disse...

Amigo Sérgio,
Aqui também se passa o mesmo em alguns sitios onde ribeiras e barrancos vão desaguar ao mar. É evitar esses sitios. No entanto essas águas são muito benéficas porque trazem muitos nutrientes que servem de alimento aos organismo marinhos. Mais tarde iremos colher os frutos desses beneficios. Aguarde!

Abraço e saudações piscatórias

N.R. Ano de muita chuva e tormenta é sempre bom ano de peixe. Até para as gerações vindouras...

Anónimo disse...

Boas Paulo,

É verdade os nutrientes são extremamente importantes para toda a fauna e flora maritima. Com este inverno também estou convencido que vão haver benefícios e posteriormente bons resultados para nós.
Recordo um dos ultimos anos chuvosos em que depois de o tempo e mar acalmarem foram feitas pescas fabulosas por toda a costa (já lá vão uns anos).

Abraço

Sérgio Tente

j.m.miguda disse...

Então e agora com o maldito defeso?Estou pensando estes dois meses iniciar-me no spining, não sei se é a altura ideal e quais as melhres amostras para este estilo.
Cumprts, Zé Miguel