terça-feira, 23 de março de 2010

Limpar Portugal - Nós fomos, e você?

Os “Marafados para Pescar” estiveram presentes na iniciativa “Limpar Portugal” e deslocaram-se à Carrapateira para realizar uma pescaria/convívio e limpar alguns pesqueiros.
Previamente, desloquei-me aquele local a fim de observar as condições em que se encontravam os pesqueiros pois, meses antes, a sua situação era desoladora e demonstrava a falta de asseio e civismo de algumas pessoas. Deparei-me com os pesqueiros um pouco mais limpos em virtude das maresias que se fizeram sentir entre os períodos de observação. O lixo, entretanto, tinha sido arrebatado pelo mar.
Às 06h00 da manhã, como combinado, compareceu no parque de estacionamento do Calhau um grupo de Amigos de Armação de Pêra composto pelo Ezequiel, Óscar, Márcio e Toni. A zona alvo de limpeza deste grupo foi o pesqueiro dos Furadinhos e da Ponta do Meio. A maioria do lixo recolhido foi composta por garrafas de vidro, garrafas de plástico, latas de conserva, sacos de plástico, linhas de nylon e bobines de linha.
Finda a recolha, o lixo foi colocado num dos únicos três contentores existentes numa vasta área. O convívio foi realizado no café do Sr. António, onde foi comido leitão assado no forno, que eu levei, regado com tinto.

Óscar, Márcio e Ezequiel

Reacções

Muitos dos pescadores presentes no local sabiam da iniciativa mas não colaboraram na recolha de lixo porque, segundo diziam, “não tinham sido eles que tinham feito o lixo” e “quem o fez que o apanhasse”. Infelizmente, algumas mentalidades mais fechadas preferem continuar a viver rodeadas de lixo do que colaborarem nesta iniciativa…

Considerações

Como referi anteriormente, numa vasta área onde só existem três contentores de lixo, sem sinalética e cheios de lixo porque não o recolhem, não se torna nada apelativo a que as pessoas depositem lá o lixo. Gastam-se rios de dinheiro para construir passadiços e miradouros em madeira, para não andar em cima da fauna e da flora, e depois “esquecem-se” de colocar baldes do lixo e papeleiras… É de bradar aos céus! E depois querem que as pessoas sejam civilizadas. Algum do dinheiro das licenças pagas pelos pescadores daria para ter baldes do lixo em quase todos os pesqueiros, houvesse vontade para isso. E já agora, e porque não, melhores acessos e meios de salvamento? Não é pedir muito…

Abraço e saudações piscatórias

4 comentários:

Anónimo disse...

obrigado paulo,tambem pela oportunidade e desponiblidade de nos teres levado à carrapateira,foi tudo optimo desde a chegada ao pesqueiro,o peixe nao foi mt mas mais oportunidades virão,a recolha do lixo,fizemos o nosso dever e seria mais facil se todos fizessemos um pouco,o leitão tava brutal e o mais importante,fizemos boa viagem e chegamos bem a casa,um especial abraço pa ti e todos no geral...ass-ezequiel prudencio

PêJotaFixe disse...

Amigo Ezequiel,
É sempre bom sabermos com quem podemos contar para as tarefas ditas "menos dignas", porque disso não têm nada. São grandes atitudes como esta que demonstra a nobreza e o carácter das pessoas. Ir à pesca com um grupo de Pescadores como o vosso dá gosto e é para repetir.

Abraço e saudações piscatórias

Anónimo disse...

Caro Paulo

Tive pena, mas outros afazeres impediram-me de participar na iniciativa de limpeza que tinha programada para uns pesqueiros da minha zona. Oportunidades não faltarão. Posso não trazer peixe quando regresso das minhas jornadas de pesca, mas o lixo que trago no balde do engodo é certinho.
Quanto ao dinheiro que se gasta "para construir passadiços e miradouros em madeira, para não andar em cima da fauna e da flora, e depois “esquecem-se” de colocar baldes do lixo e papeleiras", é como diz: é de bradar aos céus! No que respeita a essa mentalidade de "quem o fez que o apanhasse”, não há nada a fazer. Esperemos que as novas gerações sejam diferentes (infelizmente, não estou certo disso)

Abraço,
Mário Pinho

PêJotaFixe disse...

Amigo Mário,
Infelizmente, já somos dois a pensar o mesmo. Pelo que tenho assistido, os mais novos têm aprendido os maus hábitos dos mais velhos. E não é só o lixo. É também o tamanho do peixe que metem à saca. Até dá dó! Enfim...

Abraço e saudações piscatórias

N.R. Espero que agora na discussão pública do Plano de Ordenamento do PNSACV as pessoas reclamem e apresentem propostas. Geralmente falam ... falam ... mas depois não fazem nada!