terça-feira, 12 de julho de 2011

Radical Challenge

Ventos de 60Km/h do quadrante N/NW; falésias de 80mts de altura; mar de 2/2,5mts; muito limo e ausência de peixe nalguns pesqueiros eram os desafios com que nos deparámos neste dia de pesca radical. O primeiro pesqueiro, depois de uma escalada vertical de cerca de 80mts de altura com o auxilio de quatro lances de cabo, foi a decepção total dado que nem um toque sentimos. Passada uma hora já estávamos a caminho de novo pesqueiro.


No pesqueiro seguinte, apesar da menor altura, cerca de 50mts, a escalada foi livre, sem recurso a cabos, dado que no local não existiam estacas para prender os cabos. Chegados à base da arriba, ainda havia dois obstáculos para transpor porque a pedra ilhada para onde iriamos pescar ficava separada por dois canais onde o mar entrava com bastante força. Por motivos óbvios de segurança não são apresentadas fotos do local.


Depois da pesca, onde o peixe foi colaborando, viria o pior, com muito peso para carregar arriba acima e um ciclone de vento para dificultar a tarefa de escalar a falésia com o recurso à força de braços e pernas que viria a reflectir-se nas condições fisicas do dia seguinte.

Algum do peixe capturado

N.R. Por favor, se não têm muita experiência, não são afoitos e não estão em boa forma fisica, evitem ir para este tipo de pesqueiros porque são extremamente perigosos. Já agora, se encontrarem uma barbatana amarela com a inscrição "GOE", é minha. Um golpe de mar levou-a quando atravessava um dos canais.

Abraço e saudações piscatórias

8 comentários:

Filipe Cintra disse...

Porque não se dedicam apenas à escalada???

Não se esqueçam que a sorte protege os audazes ...mas só até certo dia.

Pedro Nunes disse...

Amigo Pjota!
Ha muito tempo k n aparecias por aki :)
Com esse vento todo ainda conseguiram fazer uns peixes porreiros, ainda bem...
Um abraço

Ivo Castro disse...

Gandas Malucos!!!!
È verdade que têm aí uns bons peixes, mas porra, a mim nunca me apanhavam nesses sítios, nem que tivesse a dar sargos de 5 kgs.
Fiquem bem e que nunca tenham nenhum azar!!!

Ivo Castro

barreira disse...

tas maluco ó zeiiiiiiiiiii

abraço

Sérgio Tente disse...

Boas,

As coisas que estes homens tem que fazer para apanhar uma teca de sargos....ehehehe!!!
Bonitas fotos e bons peixinhos1

Grande abraço

PêJotaFixe disse...

Amigo Cintra,
Nos pesqueiros mais dificeis utilizamos duplos. ahahahahah Sabes, os pesqueiros da costa vicentina não são como os da Ria Formosa, quer em termos de acessibilidade quer no tamanho do peixe.

Boas, Pedro!
Tenho andado por aqui. Agora o browser é que não me tem permitido comentar as tuas e outras pescas... Grrrrrr!

Viva, Ivo!
O nosso azar é apanhar muito peixe e depois ter que carregá-lo arriba acima. eheheheheh Sargos de 5Kgs??? Vá lá, vai!!!

Mékié, Jony???
Agora só queres andar de cú tremido e pescas nada! eheheheheh Vê lá se voltas às lides piscatórias ; ))

Viva, Marco Paulo! lol
Sérgio, tudo bem com vocês ai por cima? Têm andado desaparecidos...
Nesta altura do campeonato, com o tempo atrasado, as nortadas e o limo têm sido fdds! Por isso temos que escolher pesqueiros que abriguem... De outra maneira, é ficar em casa à espera de melhores dias, o que não rima com os Marafados. eheheheheh

Abraço e saudações piscatórias para todos ; ))

Anónimo disse...

Boas pessoal. Há já mt tempo que sigo o vosso blog e sou fã da vossa faina. Mas cuidado aí com essas falésias, subidas e descidas, cruzar água, etc. Aqui em cima tb andei alguns anos no cabo espichel nas aventuras da sargalhada, mas sinceramente, não há nada mais bonito que a nossa saúde e vida! De qq modo, as vossas pescas são brutais... mas cuidado, tá?

Aquele abraço, Luis, Margem Sul

PêJotaFixe disse...

Amigo Luis,
Primeiro que tudo, quero agradecer os elogios que muito me lisonjeiam. Quanto à perigosidade dos pesqueiro, sempre que posso alerto as pessoas para esse facto, dado que frequentemente acontecem acidentes, alguns deles com consequências dramáticas e mesmo mortais. No nosso caso, pelo facto de pescarmos hà muitos anos e termos muita experiência acumulada, leva-nos a ter cuidados redobrados e a encarar as escaladas como um desporto perfeitamente normal ; ))

Abraço e saudações piscatórias