segunda-feira, 9 de abril de 2012

A tradição já não é o que era...

Como manda a tradição, Sexta Feira Santa, celebra-se o Dia do Corpo de Deus. Como tal, não se deve comer carne. Na altura da Páscoa, a população aproveita para fazer a "Maré do Mexilhão". Este ano, à semelhança da "Maré do Ouriço", no Carnaval, as Autoridades aproveitaram para "facturar". Depois de terem arado, semeado, adubado e regado, chegou agora a hora de fazer a "colheita".
Mal vai um País quando perde a sua tradição e identidade.



Saúde, da boa ; ))


5 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Também eu me lembro em miúdo que todos os anos esperava por este dia por ser mais um dia em que metia uma caninha ao fundo e ía apanhar mexilhões e lapas,á tarde era uma valente petiscada, na minha opinião acho que o problema se deve mais a quem anda a apanhar percebes e outros mariscos ilegalmente durante toda a semana do que a um dia num ano.

É verdade , a tradição já não é o que era.

Boas pescas

PêJotaFixe disse...

Amigo João,
Não se trata de mariscadores mas sim de populares que pretendem manter as tradições. Tal como aconteceu na "Maré do Ouriço", é muita coincindência uma acção de fiscalização concertada por toda a orla maritima continental, contando, nalguns casos, com a participação de outras forças policiais. Não vejo este tipo de acções quando se trata de contrabando, a não ser que os contrabandistas tenham algum azar e encalhem com as Autoridades.

Abraço e saudações piscatórias

Pedro Nunes disse...

Boas amigo PJ!
Não sei ao certo o se passou, mas posso imaginar, pois já nada me espanta no que diz respeito a quem pesca e quem vai a maré, quer seja para sustento ou tradição...
Pois os pescadores LÚDICOS e os apanhadores neste momento são a prioridade nº1 das autoridades, o contrabando ficou para 2ºplano...
Um abraço e a ver se combinamos aí uma spinada.

PêJotaFixe disse...

Alô, alô, Pedrão!
Tu não atendes o telefone nem ligas de volta. No outro dia apitei 2 xs e neps! Não sabes o que perdeste... E andavas na zona que eu vi-te! eheheheheh

Saúde, da boa ; ))

Anónimo disse...

é assim: eu concordo que haja fiscalizaçoes nesses dias, porque ha malta ke abusa,
Faz sentido 1 pescador ludico apanhar 1 saca com 20 kg de mexilhao ou ouriços?...eu axo ke nao, pk uma parte vai pra estragar.
Concordo que nesses dias haja um limite maximo, que em vez de ser 2Kg de marisco(excepto perceves) por pessoa, seja 5 Kg por pessoa.
O que as autoridades estao a fazer é tentar acabar com os rapas.
Se me perguntarem se a lei esta bem feita, eu axo ke nao. Por 1 seguinte motivo: ha mariscos ke o limite nao devia ser o peso, mas sim a unidade. Exemplo: 2 kg de ouriços, nao faz sentido, isso sao cerca de 16..17. Faz sentido era ser tipo 40 ouriços pessoa/ dia.
Eu quando falo dos ouriços tb posso falar de santolas, navalheiras...ke tb devia ser á unidade. 25 navalheiras pessoa/ dia.....4 santolas pessoa/ dia.
Mexilhao ...4kg...5 kg pessoa dia.
Axo ke assim dava pra manter as tradiçoes sem evitar os abusos.