quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O Senhor dos Atravessados

Mais uma investida dos Marafados, desta vez com o intuito de capturar uns peixes compridos, Sargos e, eventualmente,  Perceves para o petisco, caso o mar deixasse...
Bem cedo as amostras começaram a voar para dentro d´água mas sem sucesso pois a maré ainda não tinha a sua conta. Com a maré um pouco mais vazia, começamos a sentir os primeiros toques mas sem capturas porque o peixe tem sido miúdo e anda arredio da comida de plástico. Passado pouco tempo sinto um peixe que, depois de fazer fixe, veio imediatamente à cara d´água e após algumas maniveladas estava em seco, sem estrabuchar!



Após a captura deste peixe ainda tive mais um ataque com sucesso mas o peixe não tinha a bitola desejada, apesar de ter medida, e voltou à procedência para crescer mais uns bons centímetros. Aqui fica o video da libertação.


Com o vento a apertar cada vez mais, decidimos dar por terminada a jornada de corrico e dedicarmos aos Sargos, à chumbica. Após alguma insistência, verificamos que estes também andavam arredios devido ao vento que, entretanto, toldou a água.
Com a maré completamente descascada, resolvi saltar para cima de um atravessado para apanhar uns Perceves mas o mar traiçoeiro e alguma afoiteza minha em chegar-me para a ponta valeram-me uma valente porrada do mar, com dois mortais encarpados à rectaguarda e umas cambalhotas em cima das pedras, que resultaram no cromado riscado e uma rotura no joelho que me irá encalhar no estaleiro durante uns tempos.


Enquanto estou a escrever estas linhas, a Comissão Europeia prepara-se para aprovar uma directiva comunitária que limitará a captura diária de 3 Robalos por pescador lúdico e o tamanho  mínimo de captura será fixado nos 42cm,  sendo que as propostas para acabar com as redes de emalhar, de deriva (alvoradas) e a redução de quotas aos profissionais, entre outras restrições,  ficaram na gaveta.

Saúde, da boa!

14 comentários:

Pedro Nunes disse...

Atão marafado!!!
Vá lá que ainda conseguiste arrabanhar um pexe pa metê da saca... Parabéns pelo pexe e pela devolução também.

Tu e os teus dons acrobáticos às vezes dão nisso, sabes bem que na vale a pena arriscar dessa maneira para a apanhar seja o que for ou passar uns bons momentos....
Agora ficas com o chaci todo empanado por uns dias..

Em relação às novas regras, era bem pior que se fosse apenas 1 Robalo como se falava, agora o tamanho mínimo não sei para o que serve, pois nunca vi fiscalização nenhuma em relação a isso...

Abraço e agora dá descanso à carroçaria que isso ta tude empanado...

Unknown disse...

Boas, realmente os nossos amigos andam um pouco reticentes em relação aos plásticos, e parece-me que é mal geral em toda a nossa costa. Mas sentir peixe mesmo que seja para devolver já é outro ânimo.
Parabéns pelas duas capturas, e em relação as leis propostas, são apenas uma gota de água na preservação da especie, beneficiando os do costume em função de impostos e esquecendo que quem tem de ser beneficiado é a especie.

Grande abraço

Francisco Belo disse...

Boas Paulo!
Lá deste com um comprido de boa bitola e um 'release' porreiro!
Isso de andares a fazer mortais encarpados em cima das pedras sem colchão não podia dar grande resultado.... Fonix, é uma sensação que já experimentei e não fiquei fã :)
mas, já voltei outra vez para apanhar umas 'unhas' porreiras... mas com menos mar ;)
As melhoras do joelho!!
Forte abraço

Manuel Oliveira disse...

Boas Paulo,
Agora que estavas a dar com uns compridos, vais ficar no estaleiro?!? Eu nem quero acreditar... :)
Bom valeu a experiência, pois assim safaste a maré com petisco e ainda trouxeste um comprido com outro devolvido...
Viva ao Pessoal de Bruxelas e arredores... Mas só não entendo, uma coisa se eu por exemplo pescar 3 robalos no dia 2 às 21:00 e depois pescar mais 3 robalos no dia 3 às 3:00, estou a infrigir a LEI?!?!

Forte Abraço e as melhoras

Pedro Franco disse...

Boas Paulo,
pelos vistos os compridos não querem nada contigo, mas já te estreaste, o mesmo se passa comigo, nem uma única escama.
Arriscar tem destas coisas, foram só arranhões e uma rotura, mas podia ter sido pior, cuidado com o mar companheiro.
Quanto ás alterações não me vão afectar muito pois nem um consigo apanhar, quanto mais 3, o aumento da medida estou de acordo, mas como dizes podiam abolir muitas outras artes usadas pelos profissionais, que essas sim dão cabo de tudo.
As rápidas melhoras companheiro.
Aquele abraço marafado.

Dani disse...

Bom peixinho marafado... :)
tens q ter cuidado com ele, q ele as vezes manda com cada rasteira..
sao tipo entradas a pés juntos.. LOL

forte abraço e saude da boa ..

Fernando Encarnação disse...

Então??? A acção é boa, mas estragas tudo com as mãos na guelra do peixe...

:)

Sardinha e boas festas

Abraço bro

João Santana disse...

Mesmo antes de dar cabo do cabedal, apanhas-te o petisco e um robalo bom, agora descansa bem para recuperar bem forte quando o defeso acabar;) saúde amigo e as melhoras.

PêJotaFixe disse...

Pedro,
Epá, armei fé e investi uns trocos em material pa iniciar a época dos travessões e encostei logo às boxes no primeiro dia... Agora é ter paciência e esperar que melhore pa voltar a atacar de novo.
Vai aproveitando enquanto tou no estaleiro! eheheh

Hélio,
Eles têm andado arredios derivado ao acasalamento e à desova mas quando este período acabar e lhes der a fomeca hão-de jogar-se a tudo o que lhes passe pela frente que nem leões! eheheh
Quem se f.... sempre é o mexilhão e neste caso é o lúdico.

Chico,
Logo agora que tinha conseguido os mínimos em ginástica acrobática para as olimpíadas de Londres é que me fui lesionar... LOOOL
Em três décadas de pesca no PNSACV é a 3ª lesão grave, contas feitas são peanuts! eheheh

Manel,
O bornal estava quase cheio mas no meio das piruetas sobraram poucos...
O melhor que fazes é comprares um relógio de columbofilia e ires marcando os travessões à medida que os vais apanhando e se fores fiscalizado mostras os registos de captura. AHAHAH

Pedro,
Já há muito tempo que sou a favor do aumento das medidas mínimas de captura mas não é só para lúdicos, é também para os profissionais e federados, pois as medidas de ambos ainda continuam muito abaixo dos lúdicos.

Dani,
O gajo faz lembrar o Paulinho Santos, pau até dizer chega!!! LOOOL

Fernando,
Se reparares bem, os dedos não estão enfiados nas guelras mas sim a segurar na extremidade da alheta que liga à cabeça do peixe.
Durante a filmagem lembrei-me da nossa conversa sobre aquele estudo do C&R dos robalos em cativeiro, que só uma pequena percentagem sobrevivia. Espero que este peixe, que se encontra no seu habitat natural, em estado selvagem e sem stress, consiga sobreviver e reproduzir-se para assegurar a continuidade da espécie.
Para todos os efeitos fiquei com a consciência tranquila, independentemente do seu destino.

Jony,
Este cabedal é daqueles rijos que nem um aço inox e esta foi a minha contribuição para o defeso. LOOOL
Espero melhorar rapidamente para começar a malhar nos mariolas de maneira que até lá vai aproveitando para apanhares o tal travessão que te anda a escapar. eheheh

Obrigado pelos votos de melhoras e um bem haja para todos vós com muita saúde!

Rodrigo Zacarias disse...

Boas,

Mais um belo "cabeçudo". Parabéns!

PêJotaFixe disse...

Obrigado, Roger!

Saúdinha! ; ))

Alexandre disse...

Boas Pejota,meus parabéns bonito peixe,épa essa coisa de andares a fazeres ginástica acrobática em mares brutos deu mau resultado:)))) as melhoras amigo.
Essas leis nem da para comentar enfim:(
grande abraço

Cristóvão Veríssimo disse...

Atão Palinhe!!

Já andas a fazer avarias, agora tas no estaleiro!? Porra cuidade com isso!
Bom ao menos deste com o barrote para nao vires mais infesado para casa...
As melhoras amigo!

Saúde da melhor!
Abraço

PêJotaFixe disse...

Boas Alex,
Um gajo tem que ir fazendo uma ginásticazinha pa não ficar enferrujado, agora aqueles mortais encarpados é que me partiram todo! LOOOL
Enfim...Leis feitas por burocratas que só pescam no prato...

Atão Aldeias!
Estaleiro é favor, deve ser mais ferro velho! LOOOL
Cheguei todo infesado ao carro porque ainda tive que subir a falésia e acartar com o peso às costas! eheheh

Obrigado e sáude, da boa, pra vocês também! ; ))