quarta-feira, 13 de maio de 2009

Material para Pesca Ilhada

O fato
Neste tipo de pesca, esta é uma peça essencial pois protege o pescador do frio e das rochas. Este deve ser tipo Surf/Bodyboard (fig.1) e ter a espessura de 2/3mm ou 3/4mm, porque depois do pescador estar em cima da rocha o fato começa a secar e torna-se quente. Deve ser reforçado nos cotovelos, no rabo (fig.2) nos joelhos e nas canelas (fig.3), de maneira a proteger as partes do corpo que estão mais expostas a possíveis contactos com a rocha. Se se sentir muito calor, deverá optar-se por abrir o fecho, despir a parte superior ou então introduzir um pouco de água pela parte superior do fato.





A prancha
Este vai ser o meio de transporte utilizado para acedermos às pedras ilhadas, pelo que devemos escolher a prancha de Bodyboard de acordo com a nossa altura e peso. Aquando da compra da prancha, a mesma deverá ser colocada com a parte traseira no chão e a parte da frente deverá chegar ao umbigo ou passar, no máximo, três dedos. Quanto ao peso que a prancha aguenta, dever-se-á optar por uma prancha que aguente mais peso do que a nossa massa corporal, pois no regresso temos que contar com o peso das capturas. A prancha deverá ser envolta, na parte superior (fig.1), por uma rede elástica a fim de evitar, na eventualidade da prancha se virar, que o material e o pescado caiam ao mar. Na parte inferior(fig.2), deverá ser colocado um cabo elástico, entrelaçado com a rede, de maneira a fixar a mesma à prancha.


   
As barbatanas
Para a locomoção teremos que forçosamente utilizar um par de barbatanas. Estas deverão ter várias características de maneira a nos possibilitar um melhor rendimento. O pé da barbatana (fig.1) deverá ser rijo, de maneira a não nos magoarmos na palma e peito do pé quando nadamos, e não ser perfurado pela rocha ou pelo marisco que se encontra nas mesmas. Deverá, também, ter uma sola com rasto, de maneira a não escorregarmos, e permitir que se calce e descalce fácilmente. A pala(fig.2) deve ser curta de maneira a nos podermos movimentar bem quando entramos e saímos de dentro de água. As barbatanas devem ser leves, de forma a não nos cansarmos e não magoarmos os pés.



A mochila
De maneira a transportarmos o material de pesca, a mochila é uma peça essencial. Esta deverá ter capacidade mínima de 20L e dois compartimentos (fig.1). Na parte lateral (fig.2) deverá ter porta-bastões para o transporte da(s) cana(s). Deverá, igualmente, ter a capacidade de se colocar um reservatório para o transporte de água (fig.3) e apertar na cintura para não oscilar.




O calçado
Existem no mercado vários tipos de calçado e adaptadores antiderrapantes para calçado que nos proporcionam caminhar sobre a rocha sem escorregarmos. Como estas pedras contêm muito marisco, algas e outros obstáculos que nos dificultam a locomoção, deveremos escolher um tipo de calçado que nos permita mover sem dificuldades. Dos muitos anos de experiência que tenho nesta matéria, aconselho sapatos de jardinagem (fig.1), porque são baratos, leves, maleáveis e têm uma sola com um bom rasto.



As luvas
Com o intuito de evitarmos lesões nas mãos, aconselho que os pescadores se protejam usando umas luvas. Quando se sobe para a pedra, muitas das vezes as mesmas apresentam arestas e marisco que nos podem cortar as mãos. As luvas devem ser finas, para que tenhamos sensibilidade ao tacto e devem ficar justas à mão (fig.1), a fim de evitar que as mesmas saiam. Nas palmas das mãos, as luvas, devem conter um material antiderrapante e protector (fig.2), para nos permitir uma maior aderência e protecção.


  

Abraço e saudações piscatórias

3 comentários:

Pedro batalha disse...

Olá amigo "Pêjotafixe"
Parabéns pela elaboração deste blog.
Não é frequente ver a malta de Sagres e Vila do Bispo, retratarem as técnicas e métodos que utilizam.
Pelo contrário, mas como os tempos e as mentalidades são outras, a partilha é sempre salutar, uma vez mais obrigado e parabéns.
Quanto aos sapatos de jardinagem, estou 100% de acordo, a meu ver são do melhor para andar por pedras molhadas.

Abraço

Anónimo disse...

Olá Amigo, podias dizer aonde arranjas a rede para a prancha?, o reforço do fato, foi de partes de peças de fato antigo e colado com que tipo de cola?


Abraço Amílcar de Lima.

PêJotaFixe disse...

Boas, Amilcar!
A rede costumo arranjar junto da Docapesca (rede de pesca), onde remendam as redes de arrasto, ou no Feuvert (rede elástica) e os reforços do fato são partes retiradas de fatos usados/antigos. A aplicação é feita com cola própria para fatos de neoprene e depois custuro à volta do reforço para não descolar com a utilização.

Saúde, da boa ; ))