sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Countdown

Mais uma investida dos Marafados, num dia de forte ondulação e mar com uma grande embalagem, em que resolvemos pescar à boia, em altura. As expectativas eram enormes devido às condições apresentadas, principalmente na captura de grandes exemplares.
Demos início à pesca ainda de noite, com boia luminosa, e não foi preciso esperar muito para os primeiros resultados começarem a surgir. Peixe após peixe, o ceirão foi ficando composto.


Com a chegada do aceio da manhã a cadência foi baixando devido à maré, que ia escoando. Ainda sairam mais uns peixes espaçados, com o Nuno a insistir na captura de umas liças arrobaladas, mas não se justificava estarmo-nos a fazer velhos no pesqueiro.


A meio da manhã, com a pesca já realizada, resolvemos levantar ferro e ir até ao café tirar o salitre dos beiços. No final, o resultado foi este que a foto documenta.


Defeso? Só para alguns!

Em contagem decrescente, antes de se iniciar mais um defeso no PNSACV, a situação mantem-se, sem que ninguém faça nada, pois as várias Associações que representam o sector parece que deixaram de existir ou então os seus dirigentes acomodaram-se ao poleiro. Como sempre, quem se lixa é o pescador apeado porque para os restantes (profissionais, embarcados, pesca sub) não existe defeso. Será que não somos todos pescadores e o peixe não é todo o mesmo ou existem pescadores de 1ª e 2ª e o peixe é só para os iluminados? Alterem mas é já rápidamente a Lei porque essa história da "gralha" nunca convenceu ninguém!

Saúde, da boa! ; ))


14 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Paulo,
Mas tiraste o pescado do ceirão para a calçada?!? :)
Pelo menos falta de actividade não houve...
O defeso?!? Já te tinha dito desde o ano passado que isso não ia alterar nada... Se ainda pelo menos fosse para todos, concordava na sua plenitude, agora só para os apeados, deve fazer cá uma diferença, uma dúzia de ceirões de sargos, comparativamente a paletes de sargos ovados... :(

Forte Abraço e aperta com eles

Pedro Nunes disse...

Móóó Marafade, foste de pantufas pá pesca!!!!
Já arrabanharem aí uns pexecos pó almoço...

Pois o defeso está à porta, e como tu dizes e bem é só para alguns.... É uma luz ao fundo do túnel o desaparecimento desse maldito defeso...

Abraço aos dois e força aí.

Francisco Belo disse...

Vocês bem carregam antes do defeso :)
Bonitos peixes
Forte abraço

Alexandre disse...

Boas Marafados boa pesca de sargos,força ai com eles antes do defeso.
Grande abraço

João Santana disse...

Como é PJ, quer dizer que andas-te aos dentuças a noite, fizeram uma boa teca.
Isto quando muda é sempre para pior, achas mesmo que eles alteram a lei, para mim era melhor, pois agora a malta dos arredores cai toda em Sines, para se safar, eu até compreendo claro, mas protegem de um lado, e massacram do outro, como nós apeados fossemos os responsáveis do que se passa de mal na pesca, mas pronto, multar a malta que faz lixo não multam, os pesqueiros por aqui estão uma desgraça, lixo por todo o lado...
saudinha amigo.

Pedro Franco disse...

Boas Pejota,
uma verdadeira injustiça esses defesos que ai fazem, ou era para todos ou então nada feito.
Quanto à pescaria aproveitaste bem a jornada antes de vir o defeso, uma sargalhada com mais uns peixes compridos à mistura, Certamente não era desses compridos que procuravas?
Mas esses são bons na mesma, eu como e nunca morri he he he.
Aquele abraço marafado e continuação de bons lances.

Cristóvão Veríssimo disse...

Ah Marafades!

Agora só querem alturas!
Os Sargos tem boa bitola.. Valeu a pena!

Grande abraço

PêJotaFixe disse...

Foi para tirar a foto da praxe. lol
Segundo ouvi dizer, parece que vem aí mais restrições para os mesmos, os lúdicos.

PêJotaFixe disse...

São meias de lã à pescador, sabes o que é? LOL
Essa é a mesma luz que dizem que os defuntos vêem mas ainda nenhum voltou cá para contar, o defeso é igual! eheheh

PêJotaFixe disse...

Temos que aproveitar antes que as redes rapem tudo. Ainda no outro dia, em conversa de amigos, todos concordavam que a melhor altura para os prós actuarem era durante o defeso pois não havia ninguém para vigiar a costa.

PêJotaFixe disse...

Temos mesmo que arrabanhar uns pexecos antes que os prós levem tudo. Já dizia o Zeca "Eles levam tudo e não deixam nada!"

PêJotaFixe disse...

Já sabes que é mais fácil multar os lúdicos do que irem molhar os pés e almarirem para multar os prós.
O lixo é uma questão de mentalidade porque quem suja o meio ambiente deve ser o espelho daquilo que têm em casa, uma pocilga!

PêJotaFixe disse...

Sou a favor do defeso para todos porque "de onde se tira e não se põe, algum dia há-de faltar" agora defeso só para alguns é discriminação e isso é contra a constituição portuguesa.
Pessoalmente, aprecio mais a textura e o sabor destas liças do que do robalo.

PêJotaFixe disse...

Tá na altura deles mas como tu tens vertigens ficas a vê-los passar. LOL
Agora já sei porque viraste corvo marinho, foi para poderes apanhar sargos no defeso! eheheh