quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mariscar



Existem muitos pescadores que optam, por ser mais cómodo ou para poupar tempo, por comprar o isco. Outros há, não por uma questão de economia ou de tempo, que preferem apanhar o seu isco.
As vantagens de se optar por apanhar o isco, prende-se com o conhecimento que alguns pescadores têm da comedia que o peixe anda a mariscar. Muitas vezes, quando se amanha o peixe, deve-se reparar qual a comedia que o peixe contém no bucho. Outras vezes, quando estamos à pesca, deve-se reparar nas pedras em que o peixe “dá à barriga”. Depois, à maré vazia, tenta-se ver qual o marisco que as pedras contêm. Desta maneira, tenta-se compreender qual o isco adequado para a jornada de pesca.
“Nem todo o chão dá orégãos”, é uma velha expressão, usada pelos homens do mar, para distinguir entre os sítios bons e os menos bons para pescar. Quando se marisca, a situação é idêntica. Nem todas as pedras, por exemplo, são “perceveiras”. E daquelas que são “perceveiras”, nem todas têm marisco “forte”. Na pesca passa-se a mesma coisa. Nem todos os sítios são “quentes” de peixe. Isso deve-se à comedia que as pedras têm.
Para mariscar deve-se, preferencialmente, escolher a baixa-mar, pois possibilita-nos aceder a sítios, tais como fendas, poças, buracos, etc. que durante a preia-mar estão submersos.



Nas pontas de pedra, nos laredos, em pedras isoladas e fendas, é possível apanhar mexilhões, perceves, lapas, ouriços, caranguejos, etc.; nas lajes é possível a apanha de lapas, burriés, ouriços, etc.; nas poças pode-se apanhar camarão, caranguejos, polvos, chocos, ouriços, cabozes, etc.; junto das pedras rodeadas de areia, apanha-se minhoca da areia ou teagem e nos reboules encontram-se burriés, caranguejos, lapas, etc. Entre os mexilhões e os perceves existe a minhoca rabeadeira, excelente para a pesca.




Abraço e saudações piscatórias

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

Já vários pescadores me falaram na teagme como isco excepcional, todavia no comércio não se encontra. Qual a melhor maneira de apanhar teagem, e limitações, se é que existem na sua apanha.

Foeverlion

PêJotaFixe disse...

Amigo Foevrlion,
Na zona da grande Lisboa existem lojas de pesca onde é possivel adquirir. Cá em baixo, conheço uma pessoa que tentou introduzir no circuito comercial mas sem sucesso...
A melhor maneira para apanhar é à mão, removendo as pedras e escavando por baixo ou à volta de pedras grandes. Deverá escavar com os dedos abertos para as sentir, dado que são muito finas. Antes de pescar, passá-las por areia seca e fina para "engrossarem".
Se a apanha se destinar somente para a pesca, não existem limitações. Se o destino fôr o comercio, carece de Licença de Mariscador, emitida pela DGP (Direcção-Geral de Pescas) e, consoante o local de apanha, de autorização do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade) ou do PN (Parque Natural) local.
Cá em baixo chamamos minhoca da areia à teagem. Espero tê-lo esclarecido. Algum esclarecimento adicional, esteja à vontade.

Abraço e saudações piscatórias